Páginas

terça-feira, 13 de março de 2012


TURISMO

PROFESSORA CLÁUDIA

PROJETO MODELO – CARAÇA

Roteiro para trabalho de campo

Tema:

Serra do Caraça – turismo e preservação do patrimônio histórico e ambiental de Minas Gerais

Justificativa:

            Sair a campo sempre foi algo fascinante, pois, mais que discutir os conteúdos e teorias, é possível vivenciá-lo in loco. Este laboratório, que é o mundo aberto, deve ser visto de perto. Ali realmente se pode sentir o constante embate da natureza na sua transformação diária, se transformando constantemente.
            Os parques do nosso país são, pois, palcos propícios a essa aventura e, dentre tantos, encontra-se o Parque Nacional da Serra do Caraça. Esse espaço é, antes de tudo, local para se mergulhar nas mais diversas áreas do conhecimento, estar presente em meio ao “passado histórico” do Brasil colônia e Império e se tornar testemunha da exuberância da natureza com seus campos rupestres, matas de galeria, cerrado e formação rochosa.
            Conhecer o Caraça é, para todo ser humano, um momento singular de experiência de vida em plena transformação.

Objetivo Geral:

O trabalho de campo tem como objetivo ampliar os estudos a cerca da formação do espaço em toda sua interação com os diversos elementos formadores deste – fauna, flora, mineral e ser humano, tendo como campo de análise o Parque Nacional da Serra do Caraça, buscando a interação e complementação dos conhecimentos obtidos em sala de aula por meio de estudo prático.

Objetivos Específicos:

. Conhecer o Parque Nacional da Serra do Caraça;
. Conhecer a história do Caraça presente nas ruínas, igreja e museu local;
. Estudar a formação rochosa compreendendo os mecanismos de sua formação;
. Conhecer um pouco o modo de vida no interior brasileiro durante o período do Brasil colônia e Império;
.  Compreender a dinâmica da formação do espaço;
. Analisar a importância da água no processo de construção da paisagem;
. Conhecer o papel da vegetação no processo de formação do solo, aliados aos micro-organismos;
. Analisar o impacto ambiental provocado pela chegada do homem moderno;
. Conhecer a importância de alguns animais no processo de manutenção do equilíbrio ambiental;
. Compreender como se dá a formação do espaço e dos diversos grupos vegetais da região;
. Analisar a formação vegetal no contexto espacial da Serra do Caraça;
. Desenvolver estudos a cerca do comportamento da vegetação;
. Fazer observações dos cursos d’ água;
. Conhecer a rochas formadoras da serra e sua importância para a formação do solo.



Roteiro:
1       1-  Saída da escola às 6:00;

         2- Chegada na Serra do Caraça às 9:30;

         3-  Atividades da manhã: 
          - Palestra e vídeo sobre a Serra do Caraça na sala de reuniões;
       - Caminhada pelo centro histórico ( pátio, catacumbas, relógio do sol,      igreja gótica, mirante do “Passos da Paixão”);
          -  Caminhada até a estação de tratamento de esgoto;

    4- 12:00 almoço;

    5- Atividade da tarde:
               - Visita ao museu histórico da Serra do Caraça;
      - Saída para a cascatinha, observando: o relevo, vegetação, rede hidrográfica, formação do solo, clima, fauna e outros elementos.

   6- Retorno para BH às 17:00

   7- Chegada em BH às 19:30




Nenhum comentário:

Postar um comentário